O Instituto de Políticas Públicas de Juventude, entre suas atividades concebeu o Projeto “Juventude e Cultura” no intuito de proporcionar a formação sociocultural de adolescentes e jovens, estimulando os grupos de jovens a desenvolverem atividades culturais que possibilitem construir alternativas de geração de trabalho e renda, bem como promover o resgate e a preservação das tradições e manifestações da cultura popular com foco na realidade local e regional.

O projeto surge também a partir da experiência concreta de vários grupos de jovens que atuam em parceria com o Instituto da Juventude, os quais apresentam resultados satisfatórios e que tem revelado diversos talentos entre adolescentes e jovens.

Toda a concepção metodológica do Projeto está baseada no estímulo a descoberta dos talentos, aliado ao incentivo do exercício da cidadania ativa e do protagonismo juvenil.


2 - Objetivos

Geral
Proporcionar a formação sociocultural de adolescentes e jovens, estimulando o resgate e a preservação das tradições e manifestações da cultura popular, na perspectiva de geração de trabalho e renda e do exercício da cidadania ativa e do protagonismo juvenil.

Específicos
– proporcionar através das ações culturais uma alternativa para o(a) jovem construir uma perspectiva diferente de vida;
– incentivar o resgate e preservação das tradições e manifestações da cultura popular da região e local em que os grupos de jovens atuam;
- estimular a prática cultural como forma de geração de trabalho e renda, bem como de qualificação profissional;
– construir ações culturais levando em consideração a diversidade existente na região;
- apoiar grupos de jovens que atuam na cultura, no desenvolvimento de suas atividades de organização e produção cultural.


PARCERIAS:
    Para concretizar o Projeto o INSTITUTO DA JUVENTUDE construiu parcerias com outras instituições, as quais integram a Coordenação do Projeto.


COORDENAÇÃO:
- Instituto da Juventude
- Instituto Cultural Raízes (Floresta)
- Centro de Cultura e Cidadania Zumbi dos Palmares (Mirandiba)
- Centro Cultural Capoeira Água de Beber (Pernambuco)
- Centro de Cultura e Capoeira (Belém do São Francisco)
- Associação Quilombola Filhos do Pajeú (Floresta)